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Rio pode ter nova linha do metrô em dezembro

A prefeitura do Rio de Janeiro deve inaugurar a linha 1A, que permite o trânsito direto do metrô entre os bairros de Pavuna e Botafogo, no mês de dezembro, segundo informações do jornal O Dia. O viaduto por onde passarão os trens sobre a avenida Francisco Bicalho e a estrutura metálica da passarela chegam ao Rio nos próximos dias, vindas de Minas Gerais.

A nova linha deve ser inaugurada junto à estação General Osório, em Ipanema. As obras também alargarão a Avenida Radial Oeste em duas pistas, uma em cada sentido. A avenida tem um tráfego diário de 95 mil veículos.

“A obra da Linha 1A transcorreu sem imprevistos, por isso, vamos entregá-la antes do Natal. Já a estação, deverá estar completamente montada para o Carnaval”, disse ao jornal o diretor de Relações Institucionais do Metrô, Joubert Flores.

O destino da Escola Nacional de Circo ainda não foi decidido. No entanto, com exceção do Centro de Controle Urbano da Prefeitura, que terá parte da estrutura preservada, todos os outros prédios situados entre as estações São Cristóvão e Leopoldina, serão demolidos. O processo de demolição dos prédios do INSS e da Defesa Civil Estadual começou na sexta-feira, assim como de dois abrigos públicos da prefeitura. As famílias serão levadas para outros dois centros de acolhimento.

Os engenheiros responsáveis pelo projeto ainda não decidiram de que forma os trens da conexão Pavuna-Botafogo serão diferenciados dos demais. Segundo Flores, um estudo está sendo feito para decidir a melhor opção, já que entre Central e Botafogo passarão trens de duas linhas. Há possibilidade de pintá-los, como acontece em alguns países, mas a hipótese mais provável é a sinalização através de letreiros eletrônicos, que poderão ser instalados nas estações ou até nos trens. Ainda esta semana, a atual passarela de ferro em frente ao prédio da prefeitura será desativada, mas outra será liberada aos pedestres.

A nova conexão Pavuna-Botafogo vai permitir, com a construção de um viaduto de 1,3 quilômetro de extensão, que os passageiros sigam de um ponto ao outro sem fazer transferência na estação do Estácio. Com a mudança, os trens da Linha 2 circularão também pelos trilhos da 1 até Botafogo. A primeira linha também receberá melhorias. O objetivo é, a partir de 2012, iniciar as obras de recuperação de 1 quilômetro de via do rabicho da Tijuca. A previsão é que a obra esteja pronta até 2014.

Publicada em 10/08/2009 09:54:14

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