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Refer promove integração de conselheiros entre 21 e 23 de outubro

A Refer promoveu entre 21 e 23 de outubro, em seu auditório, o WorKshop Integração de Conselheiros. O evento faz parte do programa de capacitação dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que tomaram posse em 1º de setembro. Foram abordados aspectos fundamentais que regem a Previdência Complementar Fechada.

Organizado e conduzido pela Fundação, o curso foi ao encontro das premissas da Resolução CGPC / MPS nº 13 / 2004, que estabelece parâmetros e práticas a serem desenvolvidas pelos Conselhos, com a finalidade de conferir maior capacitação nas deliberações e fiscalizações nos exercícios das suas atividades. Foram debatidos, também, outros assuntos legais e administrativos relacionados ao segmento previdenciário.

O diretor-presidente, Marco André Marques Ferreira, proferiu palestra de encerramento, quando destacou os desafios atuais e futuros da Fundação, com ênfase às negociações para o recebimento das dívidas das patrocinadoras Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), Companhia Metropolitana do Rio de Janeiro (Metrô/RJ) e Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). Abordou, ainda, as perspectivas para o período 2010 e 2011, no desenvolvimento do Planejamento Estratégico em execução na Refer.

O diretor Financeiro, Carlos de Lima Moulin, deu as boas-vindas aos presentes em nome da Diretoria e ressaltou a importância do curso. Ressaltou as normas e controles internos da Fundação, e lembrou que, quando conselheiro, entre 1995 e 2001, não lhe foi oferecida a oportunidade de participar de treinamento semelhante.

A coordenadora de Planejamento, Administração e Controle da Refer, Denise Pestana Cunha Telles, complementou que o curso tem como objetivo facilitar e dar transparência à legislação, através das normas e resoluções que regem o sistema previdenciário e os mecanismos utilizados pela  Refer em sua execução, no intuito de atualizá-los e esclarecer possíveis dúvidas.

 

Palestras ministradas:

  • A Governança Corporativa nas EFPCs (consultor externo Luis Romero, especialista em Governança Corporativa e mestre em Educação e Administração);
  • O Sistema de Previdência Complementar Fechado e o Aparato Regulatório (Anna Letícia Bucich Tibau, gerente de Administração do Contencioso);
  • A Estrutura de Governança Corporativa da Fundação (Denise Telles, coordenadora de Planejamento, Administração e Controle da Refer);
  • Instrumentos de Gestão e Referenciais Normativos (Denise Telles, coordenadora de Planejamento, Administração e Controle da Refer);
  • Principais Aspectos Contábeis (Stênio Lindoso de Magalhães Filho, gerente de Controle Contábil da Refer);
  • Principais Instrumentos de Comunicação (Carolina Linhares, assessora técnica da Comunicação da Refer);
  • Principais Aspectos da Tecnologia da Informação (Daniele de Almeida Gonçalves, chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação da Refer);
  • Funções de Apoio à Gestão (Denise Telles, coordenadora de Planejamento, Administração e Controle da Refer);
  • Controles Internos (Denise Telles, coordenadora de Planejamento, Administração e Controle da Refer);
  • Investimentos (Fabiana dos Santos Batista, gerente de Análise de Investimentos; e Pablo de Assis Freitas, gerente de Investimentos);
  • Seguridade (Toni Cléter Palmeira, gerente de Análise Estatística e Atuarial da Refer);
  • Desafios da Fundação (Marco André Marques Ferreira, diretor-presidente da Refer).

 

Confira as fotos:

Publicada em 27/10/2009 15:11:48

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