A+    A    A-

REFER CELEBRA RESOLUÇÃO DA DÍVIDA DA CBTU COM INÍCIO DE PAGAMENTO DO ACORDO

No final do ano passado, a Fundação comunicou aos seus participantes sobre importante etapa alcançada na resolução da dívida da CBTU, com a autorização, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para realização de acordo entre a União, CBTU e a REFER.

 

Após finalização de tratativas que levaram mais de três anos, entre a REFER, CBTU e órgãos do Governo, com autorização final por meio da resolução CPPI nº 166, de março de 2021, do Ministério da Economia, a Fundação REFER celebra a consolidação dessa conquista com o ato de homologação pela justiça, em 19 de abril de 2021, do acordo entre as partes. No último mês de junho, o encontro entre o presidente da CBTU e o presidente da REFER, Nilton Vassimon, em Brasília, celebrou o primeiro pagamento do acordo, com o recebimento de R$ 128,7 milhões, que tem o valor atualizado de R$ 3,2 bilhões, a ser quitado em até 18 anos com juros de 6% ao ano e correção pelo INPC. A resolução sobre o déficit viabilizará o equilíbrio dos planos da CBTU, CPTM, CTS, Central e Metrofor.

 

O recebimento do primeiro pagamento representa um marco para consolidação dessa vitória, que alcança não só aos que estiveram envolvidos para o êxito em sua resolução, que se arrastava por mais de 30 anos, mas principalmente aos ferroviários que aguardavam por essa notícia, que representa alívio quanto ao futuro do seu plano de previdência complementar. A REFER, na figura de seu Presidente, agradece a diretoria da CBTU pelo esforço empenhado neste desfecho histórico.

 

Ao registrar mais essa conquista, a diretoria da Fundação reitera seu compromisso em manter sua atuação pautada nos interesses de seus participantes e assistidos para preservação do patrimônio da REFER.

 

 

 

 

Foto: Reprodução/CBTU   

Publicada em 21/07/2021 10:25:16

  • ONDE ESTAMOS
  • Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
    Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.