Novos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação REFER foram recepcionados em um seminário, no qual os diretores e gerentes apresentaram as principais informações estratégicas da Fundação.
Durante o encontro, foi mostrada a estrutura organizacional da REFER atualmente, com destaques da atuação de cada gerência, e os ganhos administrativos com medidas como a criação do comitê para contratação de bens e serviços.
No aspecto financeiro, foi abordada a rentabilidade e a situação dos recursos garantidores de cada um dos planos administrados. De janeiro a julho de 2019, a carteira global de investimentos da REFER acumulou retorno de 14,48%, muito superior à meta atuarial, de 5,81%, e à média de outros fundos de pensão do mercado, de 6,70%. E no período de 12 meses, o retorno acumulado foi de 23,90%, com meta atuarial de 8,83% e mediana em 10,63%.
O presidente Manoel Geraldo Costa também debateu com os conselheiros as prioridades e expectativas da gestão para o segundo semestre e o ano de 2020. Entre elas, os conselheiros conheceram a estratégia da Fundação para o equilíbrio atuarial dos planos com déficit, que está ligada ao recebimento da dívida da CBTU.
Os conselheiros tiveram acesso também aos quantitativos de participantes ativos, assistidos e beneficiários de cada patrocinador – que somam 28,9 mil participantes – além dos pagamentos concedidos nos primeiros sete meses de 2019. O seminário tratou ainda dos novos serviços lançados aos participantes, como o recebimento de chamadas via celular no 0800 e o novo site.
O presidente agradeceu o antigo colegiado, que conduziu, com extrema eficiência, as ações executivas da Fundação, no período de maio a novembro de 2018 e disse esperar pela mesma sinergia e colaboração entre os Conselhos e a diretoria que houve no mandato anterior. “Tenho a honra e a satisfação de trabalhar com esta equipe e pelo ambiente de harmonia que vivemos hoje, com serenidade e transparência”, ressaltou.
O presidente Manoel Geraldo Costa fala de estratégia, prioridades e expectativas da Fundação
Com transparência, conselheiros e diretoria trabalham em sinergia e cooperação
|
Publicada em 01/10/2019 16:28:50