Em reunião realizada no escritório regional da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em 25 de fevereiro, o diretor Financeiro da Fundação, Carlos Alberto Pinto da Silva, apresentou o gerente de Riscos e Compliance da REFER, Ricardo Teotonio, que passou a integrar a equipe de gestores no início do ano.
O encontro, que faz parte das ações de relacionamento da REFER com órgãos do governo, contou com a participação da chefe regional substituta da Previc, Annette Lopes Pinto, o coordenador auditor fiscal da Receita Federal, Eduardo Menezes Meireles e equipe de auditores, dedicada ao processo de supervisão permanente da REFER.
A criação da Gerência de Riscos e Compliance integra as medidas que têm sido implementadas pela Diretoria Executiva para aprimoramento da governança corporativa, tendo em vista o cenário de mercado e as exigências da legislação, dando maior amplitude às ações já desenvolvidas pela Fundação.
À frente da gerência, Ricardo Teotonio tem mais de 20 anos de experiência em Fundos de Pensão, com grande parte desse tempo dedicado aos controles internos e compliance operacional e de investimentos. Além disso, é professor e coordenou cursos de MBA em gestão de riscos, controles internos e compliance, o que soma à experiência da equipe de gestores da Fundação.
“A base para um bom compliance é a disseminação dos controles internos por meio de treinamentos constantes. A boa gestão de processos, com o envolvimento de diretores, gestores e todos os empregados é crucial para o sucesso do trabalho. O foco dos controles para mitigação de riscos são os processos de negócio, ligados diretamente à estratégia e cadeia de valor da empresa. Isso, aliado à adoção de melhores práticas e casos de sucessos de benchmarks, à transparência por meio de normativos abrangentes e acessíveis, à comunicação eficaz e ao apoio da Diretoria Executiva e dos Conselhos, é a garantia de sucesso.”, enfatizou Teotonio.”
Publicada em 14/03/2019 13:50:09