Na última segunda-feira (14/1), o auditório da REFER foi palco de debate sobre o tema “Procedimentos e Controles na Elaboração das Demonstrações Contábeis no Encerramento do Exercício de 2018”, no seminário promovido pela Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (Ancep).
O presidente da Ancep, Roque Muniz Andrade, fez a apresentação dos novos diretores da REFER e, em seguida, passou a palavra para o diretor-presidente da Fundação, Manoel Geraldo Costa, que fez a abertura com um breve relato de sua trajetória profissional, ressaltando que além da formação em engenharia, também é contabilista, o que considera um grande diferencial para o desempenho da sua função.
Na sequência, Roque Muniz apresentou os palestrantes e a programação completa do Seminário, onde os temas abordados foram: Procedimentos gerais para o fechamento contábil do exercício social de 2018; Aspectos relacionados à constituição do Fundo Administrativo Compartilhado; CNPJ por plano de Benefícios; Consolidação das normas de procedimentos contábeis (proposta apresentada pela Ancep/Abrapp); Regras para contratação de seguros; Prazos de encaminhamento das informações para a Previc; Consolidação dos procedimentos para a apuração do resultado, destinação de superávits e equacionamento de déficits; e Comentários sobre os normativos relacionados a auditoria independente.
Com a apresentação de um dos temas centrais do evento, CNPJ por plano de benefícios, o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Luís Ricardo Marcondes Martins, agradeceu a Fundação REFER, na pessoa do presidente, Manoel Costa, e deu sequência a sua apresentação, quando fez ampla explanação sobre os desafios do Sistema e as iniciativas adotadas para a modernização, com destaque à proposta do CNPJ por plano, aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) – Resolução nº 31/2018.
Ao lado do presidente da Ancep, Roque Muniz, o presidente da REFER, Manoel Geraldo Costa, deu as boas-vindas aos participantes do Seminário. O presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes, ressaltou a importância da proposta do CNPJ por plano de benefícios para sustentabilidade e fomento do sistema. Da esquerda para direita: o diretor Financeiro da REFER, Carlos Alberto Pinto da Silva; o diretor-presidente, Manoel Geraldo Costa; o presidente da Ancep, Roque Muniz; o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins; e o diretor de Seguridade da REFER, Fernando João Abelha Salles. |
Publicada em 18/01/2019 08:56:42