O Dia do Ferroviário agora é lei no Estado do Rio de Janeiro. Com base em projeto apresentado pela Deputada Myrian Rios, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou e o Governador Sérgio Cabral sancionou a Lei nº 6.093, de 25/11/2011, que inclui o Dia do Ferroviário no calendário de eventos comemorativos do Estado, a ser celebrado anualmente no dia 30 de abril, data da fundação da Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia do Brasil, implantada por Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.
Será realizado no dia 30, a partir das 10 horas, evento comemorativo na Estação Guia de Pacobaíba, em Mauá – Distrito de Magé – RJ. Diversas personalidades serão homenageadas na ocasião, entre elas a Deputada Myrian Rios, autora do projeto da Lei, o Ministro Hélio Regato, Presidente da FNTF, e o Engº Luiz Lourenço de Oliveira, Presidente da AENFER. Quando ainda em atividade na Administração Geral da RFFSA, Luiz Lourenço teve atuação decisiva para a restauração e conservação da Estação Guia de Pacobaíba, a primeira estação ferroviária do País.
O evento será promovido pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), Serviço Social das Estradas de Ferro (SESEF), Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF) e Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER).
A entrada será gratuita.
Publicada em 04/04/2012 14:14:41