A+    A    A-

CBTU João Pessoa reforça higienização dos trens para evitar transmissão da Gripe H1N1

Os trens da CBTU, em João Pessoa, começaram desde a noite da última terça-feira, 18, a receber uma atenção especial quanto à higienização dos carros de passageiros. Nos dois intervalos, um pela manhã e outro à tarde, e ao final da operação comercial, os pega mãos e bancos passaram a ser limpos com hipoclorito de sódio, evitando assim a contaminação e a transmissão do vírus H1N1, responsável pela Gripe A.

Essa medida, segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, visa reduzir a proliferação do vírus num ambiente frequentado por milhares de pessoas. “Como existe um grande temor em torno da contaminação pelo vírus da Gripe A e a CBTU recebe um público diário de aproximadamente 15 mil pessoas, resolvemos esclarecer o assunto e tomar medidas preventivas para reduzir a contaminação”, explica.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Vaz, a iniciativa da CBTU é importante para a prevenção. “Tanto faz higienizar os trens com álcool 70graus ou solução de hipoclorito de sódio que matam o vírus em até 30 segundos”, explica. A médica esclareceu ainda que o vírus da gripe A sobrevive até 10 horas em objetos e ambientes fechados.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS), Roseana Meira, também expediu comunicado ao segmento de transporte público para que trens, ônibus e vans sejam higienizados a fim de evitar a proliferação do vírus na capital.

A CBTU continuará fazendo esclarecimentos e exibindo vídeos e mensagens sobre a Gripe A aos passageiros e distribuídos panfletos e folders sobre a doença, a prevenção, os sintomas e quando o paciente deverá procurar um posto de saúde.

Publicada em 19/08/2009 10:05:46

  • ONDE ESTAMOS
  • Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
    Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.