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REFER promove 2º Workshop Integração de Conselheiros

A REFER promoveu, no dia 29 de setembro, Workshop Integração de Conselheiros, destinado aos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal que tomaram posse em 1º de setembro. O encontro faz parte do programa de capacitação dos novos conselheiros. O primeiro Workshop foi realizado por ocasião das eleições em 2009.
Organizado e conduzido pela Fundação, o curso vai ao encontro das premissas da Resolução CGPC / MPS nº 13 / 2004, que estabelece parâmetros e práticas a serem desenvolvidas pelos Conselhos, com a finalidade de conferir maior capacitação nas deliberações e fiscalizações nos exercícios das suas atividades.
Foram apresentadas áreas específicas da Fundação, bem como suas instalações prediais, com destaque para o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a Central de Relacionamento com os Participantes. Também foram apresentados os coordenadores e gerentes de cada setor, no intuito de integrar conselheiros, diretoria e gestores.
Entre os temas explanados, destacam-se: O sistema de previdência complementar fechado, órgãos reguladores e fiscalizadores, aparato regulatório, processos judiciais em andamento, modelo organizacional, visão dos macroprocessos, planejamento estratégico 2011-2014, planejamento orçamentário, controle de despesas administrativas, Estatuto Social, Código de Ética, Manual de Governança, Manual de Organização, Política de Controles Internos, Política de Tecnologia da Informação, Política de Recursos Humanos, Política de Comunicação, Manual de Comunicação, Manual de Normas e Procedimentos, Regimento Interno dos Conselhos e da Diretoria, controles internos e gestão de riscos, calendário de obrigações, gerenciamento de riscos, matriz de riscos e controles, relatório semestral de Controles Internos do Conselho Fiscal, sistema integrado de Tecnologia da Informação em apoio à Fundação, principais instrumentos de comunicação, principais aspectos contábeis, Comitê Diretor de Investimentos, Comitê Executivo de Investimentos,       Demonstrativos de Rentabilidade, Política de Investimentos, Carteira de Ativos, Regulamentos dos Planos de Benefício, avaliação atuarial dos planos, informações quantitativas e estatísticas sobre número de participantes ativos, assistidos e beneficiários, bem como de contribuições e benefícios pagos, e desafios da Fundação na gestão da dívida das patrocinadoras.

Publicada em 30/09/2011 14:08:13

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