A+    A    A-

CPTM e CTS firmarão parceria para metrô

A implantação da primeira linha de metrô em Salvador (BA) contará com o apoio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Até o fim do mês, a empresa deve firmar parceria com a CTS (Companhia de Transportes de Salvador) para o início das operações no sistema.

O trabalho da CPTM na capital baiana consistirá no treinamento das equipes de operação – maquinistas, controladores de tráfego, empregados de estação e segurança -, na elaboração de diretrizes, procedimentos e estratégias operacionais e no acompanhamento de todo o funcionamento da linha após o início da operação, programado para março de 2010. “Prestaremos uma espécie de ‘assistência técnica’ ao metrô de Salvador nos primeiros meses”, contou Mario Fioratti, Diretor de operação e manutenção da CPTM.

Em um primeiro momento, a companhia paulista acompanhará o recebimento de todos os trens e os procedimentos para as instalações fixas – estações, via permanente, sistema de sinalização, telecomunicações e rede elétrica, entre outros e treinará equipes de manutenção.

De acordo com a empresa, a procura pelo seu trabalho se deu devido a sua experiência em transporte ferroviário de passageiros e por suas características físicas e operacionais, parecidas com as do sistema baiano.

Chamado de “Tramo 1”, o metrô de Salvador terá 6,6 quilômetros de extensão, quatro estações, seis trens de quatro carros, alcançará velocidade máxima comercial de 80 quilômetros por hora, terá pátio auxiliar de manutenção, uma subestação de energia, além de sistemas de controle de tráfego, sinalização e telecomunicações. E atenderá o público baiano com intervalos de cinco minutos.

Publicada em 19/08/2009 09:57:01

  • ONDE ESTAMOS
  • Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
    Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.