A+    A    A-

Quem Somos



A Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER – é uma entidade de previdência complementar fechada multipatrocinada, sem fins lucrativos, e foi fundada em 7 de fevereiro de 1979, de acordo com a legislação em vigor.

A REFER foi inicialmente criada para administrar o fundo de pensão dos funcionários da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), empresa extinta em 2007 pela Medida Provisória 353, tendo seus empregados ativos absorvidos pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. Atualmente, além da sua instituidora RFFSA, a Fundação conta, também, com o patrocínio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia Estadual de Transportes e Logística (CENTRAL), Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR), Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RIOTRILHOS), Companhia de Transportes da Bahia (CTB), além de patrocinar seus próprios empregados, caracterizando-se, portanto, como entidade autopatrocinadora.

A REFER possui participantes, portanto, em todos os Estados do Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O patrimônio da REFER é constituído pelas contribuições das patrocinadoras, dos participantes ativos, e, também, pelos rendimentos auferidos com a aplicação desses recursos nos mercados financeiro e imobiliário.

A REFER é uma das pioneiras no mercado brasileiro de previdência complementar e desde sua fundação paga os benefícios em dia, o que muito contribuiu para construir sua tradição e credibilidade. Quem tem um plano administrado pela REFER sabe que vai receber o seu benefício pontualmente. A Fundação tem como objetivo primordial a concessão e manutenção de benefícios previdenciários complementares e assistenciais, que visam proporcionar segurança e tranquilidade a seus participantes ativos e assistidos.

Missão

Oferecer produtos e serviços de seguridade com transparência e qualidade, visando o bem-estar social e a satisfação dos participantes, patrocinadoras e instituidores.

Valores

- Ética;
- Equidade;
- Honestidade;
- Qualidade;
- Responsabilidade Social;
- Segurança Institucional;
- Transparência.

Visão

Ser referência no mercado de previdência complementar pela excelência na gestão de multiplanos e solidez de seu patrimônio satisfazendo plenamente as expectativas de participantes, patrocinadoras e instituidores, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.