A+    A    A-

RIOTRILHOS



A Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro (METRÔ/RJ) foi constituída na forma da Lei nº 1.736, de 14/12/1968, e do Decreto-Lei n.º 35, de 15/3/1975. Somente em março de 1979 o Metrô/RJ passou efetivamente a operar.

Vinculada à Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, com o objeto de construir, implantar e operar o sistema metroviário do Rio, a empresa foi constituída como sociedade de economia mista, de capital autorizado, regida pela Lei Federal nº 6.404/76.

Durante os 19 anos em que a operação comercial permaneceu sob a responsabilidade do Metrô/RJ, foram construídas e implantadas 15 estações da Linha 1, interligando Botafogo à Tijuca, e 9 estações da Linha 2, do Estácio a Vicente de Carvalho.

Em abril de 1998, foi concedida à iniciativa privada a operação e a manutenção da rede metroviária, sendo esses serviços transferidos para a empresa Opportrans Concessão Metroviária S/A, por um período de 20 anos.

Após a concessão, atendendo a compromissos contratuais, foram ainda inauguradas as estações de Cardeal Arcoverde da Linha 1, em Copacabana, e as estações de Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo, Engº Rubens Paiva e Pavuna, da Linha 2.

Através do Decreto nº 27.809, de 23 de janeiro de 2001, o Governador Garotinho instituiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, SEDUR, incluindo como um dos seus órgãos a Cia. do Metropolitano, Metrô /RJ.

Através do Decreto nº 27.898, de 9 de março de 2001 (complementado pelo Decreto nº 28.313 de 11 de maio de 2001), o Governador determinou a cisão da Cia do Metropolitano em duas empresas: uma a ser liquidada (onde permanecem os ativos e a relação empregatícia dos funcionários ) e outra que é a responsável pelas atividades de planejamento, projetos e obras de expansão do metrô.

Em 25 de maio de 2001, a Cia do Metropolitano do RJ realizou Assembléia que efetivou a cisão, criando a Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro – RioTrilhos.

Em 21 de dezembro de 2002, a estação Siqueira Campos da Linha 1 foi inaugurada sendo aberta ao público em 1 de março de 2003, após o cumprimento de exigências feitas pela ASEP.

Através do Decreto nº 32.621, de 01 de janeiro de 2003, a Governadora Rosinha Garotinho determinou a extinção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e a Companhia de Transporte sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro – RioTrilhos – voltou a ser um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes – SECTRAN.

A Secretaria de Transportes é responsável pelos projetos de melhoria da qualidade dos transportes públicos de passageiros e de cargas, com o objetivo de promover mais segurança e conforto para a população.