Mapa do Site     
Sábado, 16 de dezembro de 2017.

CPF:
   
Senha:
   

Não possuo senha
Esqueci minha senha



Você já leu o Regulamento do seu Plano de Benefícios?

Sim
Não



Resultado Parcial

Webmail Glossário PROCNET Guia do Participante Estatuto do Idoso Links




 

O Plano de Contribuição Variável (CV) é um plano misto que combina duas modalidades: Contribuição Definida (CD) e Benefício Definido (BD).

A Contribuição Definida proporciona ao participante, por acumulação de contribuições, um montante de dinheiro que no momento da aposentadoria se transformará em benefício calculado, segundo as regras estabelecidas no Regulamento do Plano. O Benefício Definido atende cada participante ao se aposentar com um benefício pré-determinado no Regulamento do Plano.

No Plano CV REFER o participante estabelece a contribuição mensal que deseja realizar e o valor do benefício é resultado deste esforço de poupança. Dessa forma, o participante decide quanto irá contribuir mensalmente para ter a renda futura esperada e, também, os benefícios de risco. A patrocinadora contribuiu paritariamente para os benefícios programáveis e de risco.

O Plano CV propicia ao participante a oportunidade de construir seu projeto de aposentadoria, de acordo com suas prioridades, características pessoais e situação familiar ao determinar a sua contribuição, observado o percentual mínimo estipulado.

Para conhecer melhor as características do Plano CV, é importante que cada participante conheça o Regulamento do Plano de Benefícios de sua patrocinadora. Na Cartilha do Participante você também pode se informar melhor sobre como calcular suas contribuições, que tipos de contribuições existem (básica, específica, voluntária e suplementar), entre outras informações.

Conheça os Benefícios do Plano CV e como requerê-los:

 

Voltar      

 

Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social - REFER
Rua da Quitanda, 173 - Centro - 20091-005 - Rio de Janeiro - RJ.
Central de Relacionamento com o Participante: 0800 709 6362
Todos os direitos reservados.