Na manhã da próxima segunda-feira (5/8), terá início a apuração dos votos de ferroviários e metroviários, participantes da Fundação REFER, que elegerão conselheiros Deliberativo e Fiscal, com votação através de cédulas enviadas às residências dos participantes. Para tanto, a diretoria da REFER constituiu Comissão Eleitoral formada por empregados e acompanhada por Auditorias Interna e Externa, esta última contratada, especialmente, para legitimar o processo eleitoral no decorrer de todo período que antecedeu ao exercício do voto, durante e após a apuração até a proclamação dos eleitos.
Foram encaminhados cerca de 17 mil kits aos participantes ativos e assistidos aptos para exercerem o direito do voto, contendo as cédulas dos 12 candidatos inscritos – onde 8 concorrem a uma vaga no Conselho Deliberativo e 4 a uma vaga no Conselho Fiscal – além do informativo Expresso REFER contendo as instruções de como votar, de um envelope porta-cédulas e outro envelope (carta-resposta), a ser postado em qualquer agência dos Correios de todo o País, com o porte pago pela Fundação.
Os novos Conselhos, além dos eleitos, contarão, ainda, em sua renovação, com duas indicações das patrocinadoras, uma pela RFFSA (União Federal) e outra pela Central Logística para o Conselho Deliberativo. Para o Conselho Fiscal, a União Federal, substituta da RFFSA, indicará também um novo conselheiro em substituição ao que conclui o mandato.
A posse dos novos conselheiros, eleitos e indicados, ocorrerá no dia 2 de setembro, para um mandato de quatro anos.
O processo de apuração ocorrerá no auditório da Fundação, na sobreloja do edifício sede. Contará, além da permanente presença das duas Auditorias, com a fiscalização de candidatos e fiscais por eles designados e que tenham procedido, antecipadamente, as suas inscrições para habilitá-los a obter o crachá que lhes proporcionará livre trânsito. Somente os credenciados terão acesso ao ambiente de apuração.
A contagem dos votos está prevista para cerca de cinco dias úteis consecutivos, no horário do expediente da REFER. Foram contratados seguranças de empresa privada, que receberam treinamento para que, diuturnamente, estejam presentes na portaria da REFER e no hall que dá acesso ao local da apuração. Após o expediente, o Auditório estará trancado por fechadura especial e as chaves estarão somente sob a guarda e responsabilidade do presidente da Comissão Eleitoral.
Publicada em 02/08/2019 17:41:30